Cuidados especiais com os cachorros nos dias frios

Estar sempre atento ao conforto e bem-estar dos cachorros é um dever dos tutores, pois os animais sempre precisam estar bem cuidados para a preservação da saúde. Quando as temperaturas caem e os dias ficam mais frios é válido fazer algumas adaptações ao dia a dia dos pets, principalmente em relação aos filhotes e aos idosos.

Aqui vão algumas orientações:

Banho e Tosa

A pelagem do animalzinho ajuda ele a se proteger do frio, por isso essa não é uma época adequada cortar totalmente os pelos, no entanto é crucial pentear e deixá-los sempre higienizados para não acarretar outros tipos de problemas.

Em relação ao banho, deixe a água morna e rapidamente seque o seu animal, principalmente nas proximidades da orelha, o que pode ser feito através de um secador, sempre com muita cautela para não queimar o animal.

Hora do passeio
Procure passear com o seu cachorro em horários em que a temperatura esteja mais amena, pois se sair em momentos em que esteja muito frio o choque térmico pode não fazer bem ao animal, visto que dentro de casa ele estará mais quentinho.

Alimentação

Como nesta época o gasto energético do animal é maior, deve-se aumentar a proporção da ração, isso é válido para os animais que estão em forma. É sempre bom seguir as orientações de um veterinário referente às quantidades certas.

Roupas
Vestir o pet com uma roupa é mais do que querer deixá-lo na moda, mas sim uma tentativa de poder amenizar o frio e isso ajuda muito. É preciso só estar atento se o material da roupa não produz nenhum tipo de alergia no cachorro.

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.