Iniciativas dos Ministérios do Turismo e do Meio Ambiente convidam o público a contribuir para o fortalecimento das Trilhas de Longo Curso
A consulta pública para aprimorar a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade, também conhecida como RedeTrilhas, está prestes a se encerrar. O prazo para submissão de sugestões termina nesta quinta-feira, dia 24 de julho. A iniciativa, que integra turismo, meio ambiente e desenvolvimento sustentável, busca ouvir a voz de trilheiros, guias e moradores de comunidades que interagem com essas trilhas no Brasil.
O convite está aberto para quem deseja contribuir, com uma pesquisa que pode ser acessada AQUI. O processo é rápido e anônimo, além de prometer impactar positivamente na gestão e governança das políticas públicas.
Com a participação de mais de cinco mil voluntários empenhados na execução de trilhas em todo o país, a RedeTrilhas faz parte de um esforço colaborativo dos Ministérios do Turismo, do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que reiteram a importância da contribuição da população.
A coordenadora-geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Fabiana Oliveira, salienta a relevância deste diálogo. “Para crescermos de forma sustentável, precisamos ouvir aqueles que estão conectados diretamente às trilhas – os trilheiros, moradores e guias. Queremos entender o que funciona e o que pode ser aprimorado”, afirmou Fabiana, destacando a construção de um modelo mais equitativo e participativo.
Além da consulta pública, a revisão da governança da RedeTrilhas incluiu a colaboração de 45 especialistas de diferentes setores, em um processo que contou com entrevistas realizadas em parceria com a UNESCO e a consultoria IBY Socioambiental. Essas discussões serão fundamentais para fundamentar um diagnóstico e propor melhorias para a iniciativa.
Lançada em 2018, a RedeTrilhas objetiva conectar locais de interesse turístico e cultural por meio de roteiros de longo curso, que permitem o acesso a paisagens naturais e pontos históricos. A proposta visa não apenas promover o turismo responsável, mas também estimular a geração de emprego e a valorização do patrimônio nacional.
Contribua com a consulta pública e ajude a moldar o futuro das trilhas brasileiras. Sua participação é crucial para a evolução deste projeto!