A consulta pública do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM) foi lançada pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) de Goiás. Este plano se configura como uma ferramenta estratégica essencial para orientar a atividade mineral no estado, com a meta de promover uma mineração que seja competitiva, inovadora e, acima de tudo, sustentável. O PERM visa a geração de empregos, a valorização dos recursos naturais e a responsabilidade socioambiental.
O desenvolvimento do PERM é fruto de um processo colaborativo que teve início em 2023 e envolveu mais de 1.300 participantes em oficinas temáticas em 17 municípios goianos. Agora, cidadãos, instituições e interessados em geral podem contribuir na formulação da versão final do documento, enviando sugestões ou comentários.
“O PERM representa um marco para a política mineral de Goiás, pois estabelece um caminho claro para o desenvolvimento que equilibre crescimento econômico, inovação e respeito pelo meio ambiente. A participação da sociedade é fundamental para que possamos aprimorar este documento e transformá-lo em uma ferramenta efetiva para os próximos anos”, declarou Joel de Sant’Anna Braga Filho, secretário da SIC.
Detalhes da Consulta Pública
A consulta ocorre por meio de um formulário online, organizado em capítulos que seguem os eixos temáticos do plano. Os participantes podem sugerir alterações em todos os capítulos ou focar em áreas específicas de interesse. As contribuições são livres e podem incluir comentários gerais, propostas de inclusão ou exclusão de partes do texto e críticas construtivas.
“A metodologia usada na elaboração do PERM baseou-se em pilares que definem uma política pública autêntica, sustentada por um diagnóstico detalhado e com controle social ao longo de todo o processo. Realizamos 22 encontros nas regiões mineradoras do estado, com mais de 1.300 participantes, que constam em um anexo do documento como forma de reconhecimento da representatividade dos diversos setores. Portanto, o PERM se configura como um pacto social com objetivos claros, governança integrada e foco na sustentabilidade, transformando o potencial mineral em um desenvolvimento real e duradouro para a mineração em Goiás”, afirmou Lívia Parreira, superintendente de Gestão Estratégica do Setor Produtivo.
A participação da população é fundamental e a consulta pública já está disponível. O formulário pode ser acessado através deste link. Contribua e ajude a moldar o futuro da mineração em Goiás.