Consequência do uso excessivo dos celulares

Nos últimos tempos têm se intensificado o uso do celular principalmente entre crianças, adolescentes e jovens, e isso é natural, pois vivemos na era da tecnologia, onde todas as informações estão ao alcance de um clique e as redes sociais são o mais fácil meio de comunicação existente, no entanto quando esta prática de utilização do aparelho móvel se torna excessiva pode acarretar muitos problemas para a saúde tanto física quanto emocional.

As conseqüências de ficar muito tempo no celular podem ser prejudiciais, visto que em decorrência da má postura ao permanecer por muito tempo com o pescoço inclinado podem surgir dores na cabeça, ombros, braços, no próprio pescoço e nas contraturas dos músculos dorsais, além do fato do movimento repetitivo poder causar tendinite nas mãos. O uso intensivo do celular durante o período da noite também pode desencadear distúrbios do sono, causando insônia ou dificuldades para dormir, o que pode ser extremamente prejudicial para a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida do indivíduo.

No campo emocional pode causar um aumento da ansiedade e impulsividade por ficar muito ligado ao ambiente online e perder o contato com a realidade, importando-se mais com o que acontece na internet. Sem falar que também interfere na capacidade de interação social, visto que a maioria dos relacionamentos é construído a no cenário virtual.

No caso das crianças, adolescentes e jovens, é responsabilidade dos pais tomarem algum tipo de providência ao notarem um desequilíbrio prejudicial neste comportamento excessivo, pois pode acarretar inúmeros problemas. É claro que o uso dos celulares atualmente é praticamente inevitável, precisamos estar conectados a todo instante, todavia dar prioridade à saúde é essencial para que possamos viver com qualidade de vida, pois do contrário de nada adianta. Dessa forma, esteja sempre no monitoramento em relação a este assunto, para que exista um equilíbrio saudável.

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.