Como manter a casa limpa tendo um cão?

Pessoas que têm um cão em casa já ouviram em muitas ocasiões algum convidado dizer que a casa ou a cozinha cheira a cachorro, apesar de ter uma boa limpeza. Também há muitos casos de pessoas que se negam a adotar um cão argumentando que eles fazem muita sujeira. Entretanto, com um pouco de organização, você poderá ter uma casa limpa.

Confira alguns conselhos de como manter a casa limpa tendo um cachorrinho em casa:

Limpe diariamente
A famosa frase “Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” é muito verdadeira, assim não postergue na hora de limpar e o faça diariamente. Com isso você evitará que a sujeira se acumule e será mais fácil que você deseje continuar convivendo com um cão.

Elimine o mau cheiro
Quando entramos em uma casa, uma das primeiras coisas que percebemos é o aroma. Por esse motivo, não desejamos que a primeira coisa que os nossos convidados notem é que estamos convivendo com um cão. Também não é uma boa ideia encher a casa de aromatizadores e mascarar um cheiro com outro, pois isto terminará sendo desagradável. É melhor que sejam colocados em prática algum dos muitos truques que existem para combater este problema. Não se esqueça de cuidar também de sua respiração.

Simplifique sua moradia
Um dos problemas que você poderá ter na hora de fazer a limpeza de seu lar quando há um animal de estimação, é que se tenha em casa móveis e equipamentos difíceis se serem limpos. Por isso, opte por tapetes que não requeiram grandes cuidados e que não sejam complicados para limpar.

Sem amoníaco
Um grande erro que podemos cometer na hora de limpar nossa casa é o de limpar com amoníaco. Não o utilize nunca, já que seu cheiro é similar ao da urina e o resultado, como você pode imaginar, será nefasto.

Sem rastro de pelos
Um dos piores momentos quando estamos convivendo com um cão é o da troca de pelos. Então, a necessidade de limpeza se multiplica. Devemos utilizar o aspirador de pó tanto para os sofás, como para o chão e para o resto das superfícies as quais o nosso animal de estimação costuma ficar.

Escovação
Tanto na troca de pelos como no resto do ano, mantenha o hábito de escovar o seu cão diariamente. Dessa maneira, iremos reduzir ao máximo o problema de encontrar pelos por toda parte.

Adeus ao espanador
Deixe de utilizar o espanador para limpar o pó, com ele, você só espalha mais a sujeira. É melhor que passe um pano úmido nos móveis. Assim você retirará os pelos mortos e outras sujeiras que possa haver sobre eles.

Dicas para manter a casa limpa
Mantenha os pertences do seu cão limpos. Não tenha um canto cheio de tranqueiras desordenadas para que o seu cão durma. Que esteja tudo sempre organizado e limpo, dessa maneira a convivência com um cão será mais tranquila e fácil e de fácil manutenção. O caos é muito estressante para todos, humanos e animais.

A cama do animal
Trate de sacudir diariamente a cama de seu cão, incluindo almofadas, mantas, colchões e os bonecos. Procure também, além disso, lavá-los uma vez por semana.

Educação
Para tudo na vida, a educação é essencial, para a limpeza do lar também. Desse modo, acostume o seu animal a ter bons hábitos de higiene, o banhando a cada 15 dias e lhe ensinando a fazer suas necessidades fora de casa desde filhote.

Ventilar
Algo fundamental para que se respire um ar fresco é que ventile a casa. Abra bem as janelas e deixe que o ar fresco leve qualquer mau cheiro. Faça isso tanto no verão quanto no inverno.

E, um último conselho: seja paciente. Não se esqueça que quando você está convivendo com um cão, você está convivendo com um animal, portanto não se esqueça de suas limitações.

 

Fonte: meusanimais.com.br

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.