Clube do Livro: A ficção científica de “Piquenique na Estrada” é o assunto de julho

A ficção científica de “Piquenique na Estrada” será o assunto do Clube do Livro de Araras neste mês de julho. Escrita pelos irmãos Arkádi Strugátski e Boris Strugátski, o livro foi escrito em 1971 e publicado na extinta União Soviética em 1977.

A discussão sobre o Sci-fi (Science Fiction) acontece no próximo dia 31 (sábado), às 16h, pela plataforma Google Meet. Interessados em participar ou conhecer a obra devem preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/1wQfp_moD1H75DFBABF7CjYEjSynaZrSpaQhJb3UCzA0/edit.

“O livro é uma importante ficção científica mundial, traduzida para inúmeras línguas e que serviu de inspiração para o filme “Stalker”, de Andrei Tarkóvski, lançado em 1979. No livro, discussões sobre os caminhos da humanidade, sua importância no mundo e no universo, além de questionamentos sobre o desconhecido são abordados. A escolha da obra é uma oportunidade para aprofundarmos o conhecimento e o interesse pela literatura Sci-fi”, comentou Gustavo Grandini Bastos, bibliotecário municipal.

Sinopse de “Piquenique na Estrada”

A cidade de Harmont está mudada. Desde que foi palco de uma das várias invasões alienígenas na Terra, o clima é de incerteza e medo. Os visitantes anônimos não se comunicaram com os terráqueos, e assim deixaram a humanidade com questionamentos aterradores. Nos locais onde eles estiveram, agora zonas proibidas, fenômenos perigosos continuam acontecendo. O trabalho ilegal de Redrick Schuhart, e de todos os outros stalkers, é invadir esse território para coletar e depois comercializar estranhos e misteriosos objetos trazidos de mundos distantes. A obra “Piquenique na estrada” mistura alusões à Guerra Fria e reflexões sobre a insignificância humana.

Irmãos Strugátski

Os irmãos Arkádi Strugátski (1925-1991) e Boris Strugátski (1933-2012) nasceram na Géorgia e na União Soviética, respectivamente. Ao longo dos anos, publicaram em parceria, inúmeros livros de ficção científica. Os dois ganharam notoriedade internacional com a publicação de “Piquenique na Estrada” em 1977, com a sua tradução para inúmeros idiomas. Em 1987, em Brighton, na Inglaterra, os Irmãos Strugátski foram convidados de honra da World Science Fiction Convention, a mais longeva convenção de ficção científica existente.

Além de “Piquenique na Estrada”, os Irmãos Strugátski contam com as seguintes obras foram traduzidas no Brasil: “Até ao Fim do Mundo”, “Floresta sem Fim”, “A Queda do Alpinista”, “O Miúdo”, “Os Viajantes”, “Prisioneiros do Poder”, “Que Difícil é Ser Deus!” e “Um Besouro no Formigueiro”.

Sobre o Clube do Livro

O Clube do Livro de Araras é uma inciativa independente que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura. A iniciativa começou em 2019 com os ararenses apaixonados por literatura Danton Favaretto e Isabella Spatti. As reuniões na Biblioteca Municipal Martinico Prado começaram no mês de dezembro do mesmo ano.

Em decorrência da pandemia da Covid-19 (Sars-CoV-2), os encontros do Clube passaram a acontecer de modo virtual. Outras informações sobre o Clube do Livro podem ser obtidas pelo telefone 3551-1534 (Biblioteca).

Clube do Livro – Calendário de Leituras

2021

Julho: “Piquenique na Estrada” – Arkady Strugatsky e Boris Strugatsky

Agosto: “Triste fim de Policarpo Quaresma” – Lima Barreto

Setembro: “Sobre o Autoritarismo Brasileiro” – Lilia Schwarcz

Outubro: “Memórias do Subsolo” – Fiódor Dostoiévski

Novembro: “Torto Arado” – Itamar Vieira Junior

Dezembro: “2001: Uma Odisseia no Espaço” – Arthur C. Clarke

2022

Janeiro: “Admirável Mundo Novo” – Aldous Huxley

Fevereiro: “O Nome da Rosa” – Umberto Eco

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

, , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.