Governo de Goiás lança o projeto CineLeitura do Bem, que irá proporcionar apresentações de cinema e ações culturais gratuitas em 120 municípios goianos. Com foco em comunidades vulneráveis, a iniciativa busca aumentar o acesso à cultura em regiões com equipamentos limitados, promovendo sessões de cinema e atividades de leitura. O chamamento público está aberto para Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas em integrar o projeto, cuja inscrição termina neste sábado, 27 de dezembro.
As OSCs que desejam se inscrever devem enviar suas propostas por e-mail, conforme orientações do edital. O Governo de Goiás, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult Goiás) e do Goiás Social, estabelece critérios técnicos para a seleção das organizações, priorizando aquelas com experiência relevante e que atendam às exigências documentais mencionadas.
O CineLeitura do Bem promete uma abordagem itinerante, atingindo localidades que enfrentam desafios no acesso à cultura. O projeto não apenas incluirá exibições de filmes, mas também envolverá ações culturais que complementam a experiência cinematográfica, engajando os participantes em diversos aspectos da arte e literatura.
As oscilações no cenário cultural precisam ser confrontadas e iniciativas como essa têm o potencial de transformar realidades. O projeto visa principalmente oferecer suporte às comunidades com maior vulnerabilidade social, levando não só entretenimento, mas também educação e cultura a locais menos favorecidos.
O edital completo pode ser acessado no Diário Oficial do Estado de Goiás, onde estão disponíveis todas as informações necessárias para a participação. Os detalhes da proposta e a documentação exigida têm como objetivo garantir que as OSCs selecionadas estejam preparadas para promover o desenvolvimento cultural nas áreas atendidas.
Fotos: Secult Goiás
