Diretor Érico Rassi participa de conversa ao lado de especialistas em psicanálise e cinema
Na próxima quinta-feira, 9 de outubro, o filme goiano Oeste Outra Vez, que se destacou nas bilheteiras, será objeto de uma importante discussão no Cine Cultura, em Goiânia. O evento está programado para as 19h e contará com a presença do diretor Érico Rassi, que participará de um debate logo após a exibição do filme. Esta atividade faz parte das VI Jornadas da Seção Leste Oeste, organizadas pela Escola Brasileira de Psicanálise (EBP).
A mediação da conversa ficará a cargo da psicanalista Ruskaya Maia, que é membro da EBP e da Associação Mundial de Psicanálise (AMP). Ela é também coordenadora da comissão de Arte e Cultura dentro das Jornadas. O encontro terá ainda a participação de Fabrício Cordeiro, curador de cinema e coordenador do Cine Cultura, que enfatizou a singularidade do evento. “Essa será a primeira vez que um debate desse tipo é realizado em torno de uma produção local”, afirmou.
O filme, que foi rodado no sertão de Goiás, traz à tona temas profundos como identidade e pertencimento, além de abordar a luta por espaço em um contexto social em constante mudança. Com uma estética que lembra os grandes westerns do cinema contemporâneo, a obra capta a essência do ambiente rural goiano, refletindo sobre os desafios vividos no interior do país.
Entre os reconhecimentos recebidos, Oeste Outra Vez conquistou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Gramado em 2024, além de levar prêmios para Melhor Fotografia (responsabilidade de André Carvalheira) e Melhor Ator Coadjuvante (Rodger Rogério) na mesma edição do festival. Recentemente, o filme também foi indicado em nove categorias ao Prêmio Grande Otelo de 2025, a mais importante premiação do cinema brasileiro, incluindo Melhor Direção, Melhor Ator e Roteiro Original.
Os ingressos para o evento têm preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada), podendo ser adquiridos em dinheiro ou através de Pix. A bilheteria abrirá 30 minutos antes do início da sessão.
