CDCC São Carlos: um espaço da USP para viver experiências culturais e científicas

Centro está completando 40 anos e organizou uma visita virtual para apresentar suas atividades, que vão de astronomia a educação ambiental.

É em um casarão de 1902, no Centro de São Carlos, que funciona um dos espaços da USP dedicado a apresentar o mundo da ciência a todo curioso e interessado pela química, física, matemática, biologia, educação ambiental e astronomia. Desde 1981, o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) organiza atividades para despertar o interesse pela ciência e pela cultura, principalmente em crianças e jovens, além de oferecer cursos e orientações para professores do ensino fundamental e médio.

Em maio, o CDCC completou 40 anos. Para comemorar a data, a equipe do centro organizou uma exposição que iria ocorrer no edifício, mas que foi adaptada para o formato virtual devido à pandemia. Agora, qualquer pessoa, de qualquer lugar, pode conhecer melhor o espaço. A exposição traz um roteiro on-line e ainda leva o público à sala de exposições para conferir as principais iniciativas do CDCC ao longo desses anos.

Há vídeos curtos com depoimentos de usuários e colaboradores do CDCC, ajudando a reconstruir sua história e o seu impacto social. O visitante pode conhecer a história anterior à ocupação do prédio-sede pela USP, quando ali funcionava a Sociedade Italiana Dante Alighieri, “folheando” algumas fotos e registros antigos.

“Para além de divulgar as ações do CDCC ao longo de seus 40 anos, criamos um site comemorativo onde o visitante possa também conhecer sua trajetória por meio de depoimentos de colaboradores e usuários e fazer o resgate de um período anterior ao CDCC, conhecendo os ocupantes e o contexto de seu edifício-sede, um prédio histórico hoje tombado como patrimônio cultural”, explica a vice-diretora do CDCC, professora Nelma Regina Segnini Bossolan.

A exposição e o tour virtual foram desenvolvidos por uma equipe de professores, funcionários e bolsistas do Programa Unificado de Bolsas da USP, por meio de uma parceria do CDCC com o Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP.

 

Fonte: Jornal da USP

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.