Casa da Memória: oficina sobre química forense acontece amanhã

Química forense será o tema desta semana do ciclo de oficinas temáticas sobre Química e Cidadania, organizadas por meio da parceria entre a Prefeitura e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Com vagas esgotadas, a atividade de extensão é gratuita e acontece amanhã (22), na Casa da Memória de Araras Pedro Pessotto Filho, às 14h. A oficina tem duração de aproximadamente de 4h e é indicada para pessoas a partir de 13 anos de idade.

Além da ação desta semana, mais duas oficinas serão realizadas até o mês que vem. No dia 25 (segunda-feira), às 19h, o público confere a oficina “Água, Malte e Lúpulo: uma investigação cervejeira”. E, para finalizar a programação, no dia 7 de dezembro (sábado), às 10h, acontece o evento “Sabor, Odor e Cor: decifrando o mundo dos aromas e corantes”.

O que é química forense?
Química forense é a aplicação de conhecimentos da química e toxicologia no campo legal ou judicial. Trata-se de um ramo singular das ciências químicas, uma vez que sua prática e investigação científica devem conectar duas áreas distintas, a científica (química e biologia) e a humanística (sociologia, psicologia e direito). E tem o objetivo de investigar crimes como assassinatos, roubos e envenenamentos, adulterações e demais processos que estejam fora da lei.

Esse será o 3ª tema do ciclo. A primeira – “A química dos medicamentos: riscos e abusos da automedicação” aconteceu último dia 1º. Já a segunda – “O que vai pelo ralo: rastros ambientais dos produtos que consumimos” ocorreu no último dia 14. Outras informações sobre o ciclo de atividades podem ser obtidas pelo telefone 3542-7602

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.