A Mostra Nacional de Música de Pirenópolis, Canto da Primavera 2025, está prestes a acontecer, entre 9 e 14 de setembro, e já se destaca como um dos maiores festivais do Centro-Oeste. Com um crescimento significativo nas inscrições para suas apresentações – 452 propostas recebidas, um aumento de 26% em relação a 2024 – o evento reafirma seu papel fundamental na valorização da cultura goiana.
Nesta edição, o subprojeto Canto em Todos os Cantos também chamou atenção, com 54 artistas se inscrevendo para participar da programação. O festival contará com a participação de 39 municípios goianos, ampliando sua abrangência e representatividade na cena musical do estado. As cidades inscritas vão de Goiânia a Pirenópolis, incluindo localidades como Anápolis, Santo Antônio do Descoberto e Trindade.
O evento apresenta um leque diversificado de atividades, entre shows gratuitos e oficinas, realizados em pontos icônicos de Pirenópolis, como o Teatro Sebastião Pompeo de Pina e a Praça da Matriz. Este ano, o festival reunirá um total de 70 atrações, um recorde para sua história, com pagamento aos artistas variando entre R$ 4 mil e R$ 20 mil, dependendo do local e formato da apresentação.
Além de dar destaque aos talentos locais, o Canto da Primavera trará nomes renomados da música nacional, como Ana Carolina, Xande de Pilares e Pato Fu, garantindo ainda mais visibilidade ao evento. A presença desses artistas de destaque integra a proposta do festival de fomentar a cultura e a economia criativa do estado.
O Canto da Primavera, em sua 24ª edição, é uma iniciativa que não apenas oferece visibilidade, mas também oportunidades de trabalho e circulação artística para os músicos da região. Organizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o evento conta com a parceria da Universidade Federal de Goiás (UFG) e de diversas secretarias e instituições locais.
Em suma, o festival se consolida como uma importante ferramenta de incentivo à música goiana, ampliando seu alcance e fortalecendo a cena artística. Com uma programação robusta e diversificada, o Canto da Primavera 2025 promete ser um marco na realização e apreciação da música local.
