Câmara aprova projeto de lei que incentiva apadrinhamento do idoso

Nesta segunda-feira (20), durante a sessão camarária, o legislativo aprovou um projeto de lei de autoria do presidente da Casa, Rodrigo Soares (PSDB), que prevê ampliar políticas públicas que estimulam o apadrinhamento de idosos, criando o “Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos no Município de Araras”.

A expectativa de vida da humanidade está aumentando. No Brasil a população de idosos tem avançando também. Com a melhora da qualidade de vida, o número de idosos aumentou. Entretanto, muitos ficam abandonados em instituições específicas quem acolhem este público, que, na maioria das ocasiões, são abandonos efetuados pelos próprios familiares.

O cotidiano na idade avançada já possui inúmeras limitações, sejam físicas, psicológicas, etc. Mas, viver com tristeza profunda relacionada ao esquecimento pela família e amigos deve ser uma das maiores decepções destes idosos.

Visando a amplitude do tema, o parlamentar levou a propositura para o plenário votar, que obteve a aprovação favorável pela maioria dos parlamentares.

“O mundo está envelhecendo. Em 2050, acredita-se que haverá cerca de dois bilhões de pessoas com 60 anos de idade ou mais no mundo, sendo o número de idosos superior ao de crianças abaixo de 15 anos, acontecimento inédito em nossa história.

O referido projeto busca atender a um grande número de idosos que estão totalmente desprovidos de afeto familiar. São idosos abandonados em sua maioria, que ficam em tempo integral sob os cuidados das entidades assistenciais públicas ou privadas no município, sendo que muitos são doentes ou carentes de afeto e atenção”, discursou o presidente Rodrigo Soares.

 

Fonte: Câmara Municipal de Araras

, , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.