Calças esportivas feitas da reciclagem de pneus velhos

Calças à base de pneus velhos reciclados: a nova linha de produtos de vestuário outdoor (para atividades ao ar livre) da empresa VAUDE não se destaca apenas pelo seu design atemporal, material robusto e reparação simples – as calças também são sustentáveis, uma vez que pneus velhos quimicamente reciclados são utilizados como matéria-prima. Com esta inovação, a BASF e a VAUDE procuram contribuir para reduzir os resíduos e preservar recursos valiosos.

“O Ultramid® CcycledTM é uma inovadora poliamida 6 que pode ser utilizada na fabricação de têxteis de alta qualidade. Durante a produção, economizamos matérias-primas fósseis, ao mesmo tempo que oferecemos aos nossos clientes uma pegada de carbono reduzida”, explica Christoph Gahn, vice-presidente de Gestão de Negócios de Poliamidas da BASF. René Bethmann, gerente de Inovação da VAUDE, acrescentou: “queremos ser pioneiros na construção de uma economia circular para o nosso vestuário funcional. O nosso objetivo é contribuir de forma considerável para o meio ambiente. Isto inclui, obviamente, a redução da quantidade de recursos fósseis primários utilizados, bem como a redução do CO2 emitido ao fabricar os nossos produtos. Com o Ultramid® CcycledTM, podemos reduzir a pegada de carbono em mais da metade”, diz. Essa perspectiva tem base no Índice de Sustentabilidade de Materiais HIGG.

A BASF fornece óleo de pirólise de pneus velhos em sua produção Verbund (integrada) em Ludwigshafen e, fazendo isso, substitui parcialmente os recursos fósseis. A porcentagem de matérias-primas recicladas é atribuída a determinados produtos fabricados na Verbund, utilizando uma abordagem de balanço de massa certificada. Como os produtos com ” CcycledTM ” em seu nome têm exatamente as mesmas propriedades que os equivalentes feitos a partir de matérias-primas fósseis, os clientes podem processá-los da mesma forma e usá-los em seus processos convencionais. Assim, o Ultramid® CcycledTM também pode ser utilizado em aplicações com requerimentos de alta qualidade e desempenho, como na indústria têxtil.

Sobre o Ultramid® CcycledTM
A BASF está abrindo novos caminhos na reciclagem de pneus velhos com o projeto ChemCyclingTM. O processo de reciclagem química utiliza pneus velhos e principalmente resíduos plásticos que foram utilizados anteriormente para a recuperação de energia ou simplesmente jogados fora, como por exemplo plásticos de consumo removidos durante o processo de reciclagem. Em um processo termoquímico, os produtos químicos básicos são extraídos desses plásticos e fornecidos à Verbund da BASF como matéria-prima. Aplicando uma abordagem de balanço de massa, esses produtos químicos podem ser atribuídos a determinados produtos fabricados na Verbund, como os nossos produtos Ultramid® Ccycled™. Isto substitui e poupa recursos fósseis. Aqui você pode encontrar mais sobre o ChemCycling™ da BASF.

Sobre a BASF
A BASF representa a química para um futuro sustentável. Combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e a responsabilidade social. Mais de 110,000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de 59 bilhões de euros em 2020. As ações da BASF são negociadas na bolsa de Frankfurt (BAS) e nos Recibos de Depósitos (American Depositary Receipts – BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.basf.com.

Sobre a VAUDE
Como um fornecedor sustentável e inovador de vestuário outdoor, a VAUDE contribui para um mundo habitável – para que as gerações futuras também possam desfrutar do mundo natural tendo uma consciência limpa. A empresa familiar está comprometida com elevados padrões ambientais e sociais ao longo de toda a sua cadeia de abastecimento global, com a sua estratégia de sustentabilidade holística formando uma parte essencial de cada divisão da empresa. Todos os anos, a VAUDE publica um relatório de sustentabilidade baseado nos padrões da Global Reporting Initiative (GRI) e passa por certificação externa regularmente. Desde 2001, a empresa trabalha com o rigoroso padrão ambiental do SISTEMA bluesign®, que monitora toda a cadeia de valor têxtil. O sistema de gestão ambiental da VAUDE é certificado de acordo com o instrumento EMAS da UE. A sede da empresa em Tettnang e todos os produtos fabricados são 100% livres de efeitos climáticos; além disso, a VAUDE atribui grande importância à fabricação de alguns de seus produtos em sua localização no sul da Alemanha e à expansão de sua produção “Feito na Alemanha”. A fim de tornar a sua produção global sem efeitos climáticos, a empresa estabeleceu metas ambiciosas baseadas na ciência (SBT) – o objetivo principal é desempenhar o seu papel em reduzir o aquecimento global ao máximo de 1,5°C estabelecido pelo Acordo de Paris. Para mais informações, acesse: www.vaude.com.

 

 

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.