Brasil e Bélgica jogam amanhã pelas quartas da Copa

Esse será o quinto duelo na história entre Brasil e Bélgica, o segundo em Copas do Mundo. Os outros três confrontos entre as seleções foram amistosos.

No retrospecto geral, os sul-americanos marcaram dez gols e sofreram seis. Os belgas venceram apenas a primeira partida, em 1963, por 5 a 1, em jogo amistoso em Bruxelas. Após esse revés, a Seleção Brasileira venceu todos os embates.

Em 1965, com hat-trick e gol de bicicleta de Pelé, o Brasil venceu por 5 a 0, em amistoso no Maracanã, no Rio de Janeiro. Já em 1988, Geovani decidiu para os brasileiros na vitória por 2 a 1 com dois tentos, em amistoso disputado em Antuérpia, na Bélgica.

O último confronto entre as seleções foi o mais importante na história. Pelas oitavas de final do Mundial de 2002, sediada na Coreia do Sul e no Japão, o Brasil venceu um complicado jogo contra a Bélgica por 2 a 0, com gols de Rivaldo e Ronaldo. A Seleção Belga pressionou e chegou a abrir o placar, com o meia Marc Wilmots, de cabeça. Entretanto, o árbitro jamaicano Peter Prendergast anulou o tento, alegando que o jogador havia cometido falta no brasileiro Roque Júnior.

Veja os confrontos entre Brasil e Bélgica:

24/04/1963 – Bélgica 5 x 1 Brasil – amistoso
Gols de Jacques Stockman (3x), Paul van Himst e Altair (contra) para a Bélgica e Quarentinha para o Brasil

02/06/1965 – Brasil 5 x 0 Bélgica – amistoso
Gols de Pelé (3x), Flávio e Rinaldo

12/10/1988 – Bélgica 1 x 2 Brasil – amistoso
Gols de Leo Clijsters para a Bélgica e Geovani (2x) para o Brasil

17/06/2002 – Brasil 2 x 0 Bélgica – oitavas de final da Copa do Mundo
Gols de Rivaldo e Ronaldo

 

Fonte: www.mg.superesportes.com.br

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.