A Prefeitura de Goiânia promove neste sábado, 7 de fevereiro, o Bloquinho da Saúde, uma ação que visa proporcionar orientações sobre saúde e segurança para foliões durante o pré-Carnaval da capital. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e busca alertar a população sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
Segundo Luiz Pellizzer, secretário municipal de Saúde, a ação tem como objetivo levar informações cruciais diretamente ao público em momentos em que o risco de exposição a ISTs pode aumentar. “Durante o Carnaval, o uso de álcool e outras substâncias pode alterar a percepção de risco. Nossa presença aqui visa lembrar que a prevenção é essencial, e que cuidar da saúde pode ser um ato de prazer”, afirmou Pellizzer.
No evento, estão sendo distribuídos gratuitamente quatro tipos de preservativos, lubrificantes, auto-testes de HIV e materiais informativos, permitindo que os foliões se divirtam com segurança. O stand do Bloquinho da Saúde está localizado na Avenida 85, na confluência com a Avenida Mutirão, e conta, ainda, com equipes móveis que percorrerão os 12 blocos de carnaval previstos para este fim de semana.
Flaviane Lemos, diretora de Vigilância Epidemiológica, destacou a importância da ação, que visa o diagnóstico precoce e orientações sobre onde buscar atendimento após a folia. “Reforçamos que a melhor maneira de desfrutar a festa é mantendo a prevenção em mente”, disse Lemos.
A foliã Ana Paula Lima expressou sua satisfação com a iniciativa: “Recebi várias orientações e brindes. Achei incrível como a ação trata de saúde de uma maneira respeitosa e ativa, lembrando da responsabilidade que temos com nós mesmos e com os outros.”
Distribuição de preservativos
Além das atividades na Avenida 85, a SMS instalou 30 dispensers em diferentes pontos da cidade para a distribuição gratuita de preservativos, que serão reabastecidos até o encerramento do Carnaval com um total de 8 mil unidades, assegurando que todos tenham acesso aos métodos de prevenção.
Foto: SMS
