Benefícios de se comer mamão

Conheça alguns dos benefícios de se consumir mamão:

1. Ajuda a emagrecer

Por ser uma fruta de baixo valor calórico e com fibras em sua constituição, o mamão atua como coadjuvante no processo de emagrecimento, conferindo mais saciedade e, assim, reduzindo a vontade de comer.

2. Auxilia na digestão

O mamão possui substâncias chamadas papaína e fibrina, que auxiliam no processo digestivo. Por isso, é muito indicado que se coma a fruta logo pela manhã, especialmente quem tem problemas de digestão.

3. Ajuda na cicatrização

Também são a papaína e a fibrina do mamão que tornam a fruta capaz de auxiliar no processo de cicatrização do corpo. O ácido ascórbico, ou vitamina C, também auxilia a cicatrizar ferimentos, pois melhora a capacidade da pele de se regenerar.

4. Fortalece o sistema imunológico

Rico em vitaminas e minerais, o mamão é uma excelente fonte de vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina C. Além disso, também possui grandes quantidades de antioxidante. Tudo isso o torna uma excelente opção para fortalecer nossa imunidade contra a ação de micro-organismos que provocam doenças.

5. Previne gripes e resfriados

Justamente por ser um alimento muito rico em vitamina C, também ajuda a prevenir doenças infecciosas como dores de ouvido, constipações, gripes e resfriados.

6. Protege o sistema cardiovascular

Mamões possuem antioxidantes como carotenoides e flavonoides, além de uma série de vitaminas e minerais — magnésio, potássio, cobre e fibras. Juntas, todas essas propriedades ajudam a manter o sistema cardiovascular funcionando perfeitamente.

7. Controla o colesterol

Por ser rico em pectina, um polissacarídeo que ajuda a reduzir a absorção de gorduras, o mamão também pode ajudar a normalizar as taxas de colesterol no organismo.

8. Previne o câncer

Suas propriedades antioxidantes também atuam na prevenção de doenças, e o câncer é uma delas.

9. Evita a fadiga muscular

São essas mesmas vitaminas, além do fósforo, que ajudam a reduzir o cansaço e o processo de fadiga muscular. Isso ajuda o organismo a se recuperar mais rapidamente de episódios de esforço.

10. Melhora a saúde do cabelo

Os nutrientes do mamão ajudam a controlar a caspa, nutrir os fios e ajuda a eliminar o excesso de proteínas que prejudicam a saúde do cabelo.

11. Rejuvenesce a pele

Por conter vitaminas A, C e do complexo B, além da fibrina, que é um cicatrizante e regenerador, o mamão pode ser utilizado até mesmo como ingrediente de cremes anti-idade. Além disso, as quantidades de betacaroteno em sua composição também contribuem para deixar a pele com aspecto mais saudável.

12. Retarda o processo de envelhecimento

E claro que os antioxidantes presentes na fruta também são excelentes aliados para atrasar o envelhecimento natural. Inclusive, há diversos estudos que já mostram que comer um mamão por dia pode fazer com que o processo de envelhecimento demore mais a acontecer. Isso porque, além das vitaminas já citadas, a ação contra os radicais livres diminui a incidência de rugas e o ressecamento da pele.

13. Diminui o estresse

O mamão possui vitamina B2, também chamada de riboflavina, que auxilia a diminuir os danos causados pelo estresse excessivo. Além disso, ajuda a preservar a integridade do sistema nervoso.

14. Evita a degeneração macular

É sabido que a combinação de antioxidantes, vitamina A , vitamina E e zinco reduz a progressão de degeneração macular relacionada à idade.

15. Aumenta a resistência dos ossos

O mamão contem cálcio, conhecido por fortalecer os ossos e combater a osteoporose e outros problemas do esqueleto.

Fonte: Ativo Saúde

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.