Araras registra mais de 150 casos positivos de dengue

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Setor de Controle de Endemias, informa que Araras registra mais de 150 casos positivo de dengue em 2021. Dos 157 confirmados, 153 são autóctones (contraídos no município) e quatro são importados (contraídos em outras localidades). Além disso, outros 24 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 240 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

De acordo com a última planilha divulgada nesta terça-feira (25), do total de casos, 93 foram registrados na região Leste (59,2%), Nordeste (16 casos – 10,1%), Norte (10 – 6,3%), Oeste (8 – 5%), Sudeste (6 – 3,8%), Central (6 – 3,8%), Sul (5 – 3,1%), Sudoeste (5 – 3,1%), Assentamentos (5 – 3,1%) e Rural (3 – 1,9%).

“Além das visitas e orientações à população em geral, os agentes de endemias aplicam larvicidas em locais estratégicos, como ferros-velhos, quinzenalmente. Há também a realização de bloqueios e nebulização. Em último caso, organizamos arrastões de limpeza em parceria com Secretaria de Serviços Públicos. Pedimos ao pessoal que não coloque entulho nas ruas fora do cronograma estabelecido, para prevenir a proliferação do Aedes”, comentou coordenadora de Endemias e Zoonoses, Luciana Bianco.

Além da dengue, o mosquito Aedes aegypti é transmissor do zika vírus, chikungunya e febre amarela. Em 2020, foram confirmados em Araras 887 casos de dengue (813 autóctones e 14 importados). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3132-0575.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

– Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

– Forte dor de cabeça

– Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

– Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

– Extremo cansaço

– Moleza e dor no corpo

– Muitas dores nos ossos e articulações

– Náuseas e vômitos

– Tontura

– Perda de apetite e paladar

Dicas de prevenção e combate a dengue em residências

– Tampe os tonéis e caixas d’água

– Mantenha as calhas sempre limpas

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

– Mantenha lixeiras bem tampadas

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

 

Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

Imagem: Divulgação

, , , , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.