Aprendendo na prática: Projeto dos alunos de Odontologia da FHO|Uniararas realizou atendimento a mais de 50 idosos

Projeto “Odontologia como Prática Social e de Saúde do Idoso” foi aplicado juntamente com os alunos do 1º semestre do curso de Odontologia e visou a integração com a comunidade

Os alunos do primeiro semestre de Odontologia da FHO|Uniararas tiveram o privilégio de participar de um projeto de extensão que tinha como objetivo promover a integração dos estudantes com a comunidade, por meio de atividades e atendimentos, visando à manutenção da saúde bucal e o bem-estar da população idosa, fatores que vão muito além somente da cura e reabilitação. O exercício fazia parte da disciplina de Ciências da Saúde e teve como responsável a coordenadora e professora do curso Sofia Takeda Uemura juntamente com as docentes Giovana Renata Gouvêa, Telma Maria Bulgarelli Garcia Muller e Gabriela Sanchez Nagata.

A prática e desenvolvimento do projeto foram aplicados na Instituição de curta permanência para Idosos: Centro Dia do Idoso “Orlando Denardi”e na Instituição de longa permanência para Idosos: Asilo Nossa Senhora do Patrocínio, onde foram atendidos mais de 50 idosos. No total, 95 alunos realizaram os atendimentos e puderam colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula.

Alunos e docentes com a coordenadora do Asilo Nossa Senhora do Patrocínio

 

Alunos, docente e idosos do Centro Dia do Idoso “Orlando Denardi”

“O objetivo do projeto é ensinar aos alunos de Odontologia a realidade social dos Idosos e, assim, graduar profissionais sensíveis aos problemas sociais, e preparados para responder às necessidades de saúde bucal desta população. Também, conhecer as bases socioculturais do paciente fora da faculdade, os mecanismos da motivação e comunicação, as bases das relações buscando facilitar a comunicação paciente idoso – profissional. Além disso, contribuir integralmente para o equilíbrio biopsicossocial do idoso, tornando o contexto institucional passível de interação social, por mostrar-se relevante para elaboração de estratégias de promoção da saúde, que favorecem a saúde bucal e qualidade de vida. O projeto é muito importante porque se destina aos idosos, que fazem parte de uma parcela cada vez maior da população mundial e do Brasil e também porque prepara o futuro cirurgião dentista para atendê-los integralmente, entendendo necessidades odontológicas e o contexto em que vive”, explica a coordenadora do curso.

O projeto é inovador e ocorrerá sempre com o primeiro semestre, com os alunos do integral, e no segundo semestre com os alunos no noturno e tem como meta passar a realidade da profissão e formar profissionais mais capacitados e com um olhar mais humano.

“O curso de Odontologia da FHO|Uniararas, consciente de seu papel na sociedade, sempre desenvolveu projetos onde os saberes acadêmicos fossem aplicados para a melhoria de vida da população. Isso é resultado do trabalho conjunto da coordenação do curso, professores, reitoria, pro reitoria e comunidade de extensão. Por isso, temos a preocupação não só de formar ótimos cirurgiões dentistas mas também de atender a comunidade que deve reconhecer o curso como local de referência para suas necessidades odontológicas e de saúde”, analisa Sofia.

Uma das alunas que participou do projeto fez um depoimento sobre a experiência vivenciada. Confira abaixo:

“Envelhecer é uma verdade irrevogável que muitos não estão dispostos a encarar, tentam pensar como algo distante. O corpo já não será o mesmo da juventude, onde existia a marcha frenética do dia a dia na tentativa de resolver todos os problemas, dar-se-á espaço aos passos lentos e sem demora. A comida preferida, feita da mesma forma e ingredientes, perderam o gosto e o cheiro. As músicas que embalaram tantos momentos se tornaram cada vez mais silenciosas e as conversas difíceis de entender.

Todos esses adendos foram presenciados durante o “trabalho” realizado por nós acadêmicos de Odontologia do primeiro semestre, ouvimos tantas histórias, várias felizes, que começavam sempre “No tempo que eu era jovem…” e algumas tristes, em que compartilhei da sua dor e nossos olhos se debulharam em lágrimas. Foi uma experiência arrebatadora e genuína.

Levarei comigo dessa enriquecedora experiência a voz afável do Senhor Manoel, cantando a música “Estrada da Vida”, os lindos olhos verdes da Dona Maria, a feição e sorriso da Dona Manoela quando declarou o seu amor pelo time de futebol. A palavra que expressa o meu sentimento é “gratidão”, obrigada professoras por oportunizar esses momentos, levarei lições por toda minha jornada.

Envelhecer é um privilégio, uma arte, um presente. Somar cabelos brancos, arrancar folhas no calendário e fazer aniversário deveria ser sempre um motivo de alegria. De alegria pela vida… e Senhor Manoel, que tal modificarmos o refrão da música Estrada da Vida?

Mas o tempo ampliou minha estrada
E a alegria me dominou
Minhas vistas se alvoreceram
E a corrida continuou…”.

, , , ,

2 thoughts on “Aprendendo na prática: Projeto dos alunos de Odontologia da FHO|Uniararas realizou atendimento a mais de 50 idosos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.