Aplicativo do auxílio emergencial: como se cadastrar para receber o benefício?

O governo federal lançou nesta terça-feira (7) o aplicativo Caixa Auxilio Emergencial para se inscrever no auxilio emergencial – benefício de R$ 600 para ajudar famílias afetadas pela pandemia do Coronavírus (Covid-19). O aplicativo está disponível de graça para celulares Android e Iphone (IOS) e permite o cadastro de pessoas que têm direito ao benefício “coronavoucher”. Veja quem tem direito ao benefício e o calendário de pagamento.

O que é o auxílio emergencial?

O auxílio emergencial é um benefício estimado em R$ 600 que será entregue por três meses a pessoas que passam por dificuldades financeiras devido ao surto de Covid-19. O “coronavoucher” busca aliviar os efeitos da quarentena da pandemia para trabalhadores informais sem carteira assinada e renda fixa.

Quem tem direito ao auxílio emergencial?

O programa é destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), contribuintes individuais da Previdência Social e desempregados. Os requisitos para receber o auxílio são os seguintes:

• Ter mais de 18 anos;

• Não ter emprego formal;

• Não receber benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou participar de programa de transferência de renda federal (exceto pelo Bolsa Família);

• Ter renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo ou, no total, de até três salários mínimos;

• Não ter recebido rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2018.

Quem deve se cadastrar pelo aplicativo para receber o benefício?

Informais que não têm cadastro no Cadastro Único, MEI e contribuintes individuais do INSS precisam se inscrever pelo aplicativo para receber o auxílio emergencial. Quem não tem certeza se está registrado no Cadastro Único pode consultar pelo próprio app do auxílio emergencial. Basta informar o CPF para descobrir a situação de cadastro.

Como receber o auxílio emergencial?

O dinheiro será repassado em etapas, e a primeira leva de pagamentos está prevista para esta semana para quem tem Cadastro Único, é correntista da Caixa ou Banco do Brasil e cumpre os requisitos do benefício. A previsão é de que quem se cadastrou pelo aplicativo a partir de hoje receba o benefício cerca de 48 horas após o registro. Já os beneficiários do Bolsa Família devem receber a partir do dia 16, de acordo com o calendário regular de pagamento.

O auxílio emergencial será disponibilizado diretamente na conta bancária e poderá ser sacado em lotéricas ou agências da Caixa, do Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste. A previsão é que a primeira parcela fique disponível na próxima terça-feira (14) para saque, a segunda para 27 a 30 de abril, e a terceira entre 26 e 29 de maio.

O dinheiro será depositado em contas poupança digitais para quem não tiver uma conta bancária própria. Essa conta digital será aberta gratuitamente com o nome do beneficiário, e será possível transferir a quantia para outro banco sem custos adicionais.

 

Como funciona o aplicativo do auxílio emergencial?

O cadastro do auxílio emergencial consiste em um questionário para verificar se a pessoa tem de fato direito ao “coronavoucher”, com perguntas como CPF, idade e se já recebe algum benefício do governo. Estima-se que, 48 horas depois do cadastro, o auxílio emergencial seja disponibilizado para os cidadãos.

 

Como se cadastrar para receber os R$ 600?

O cadastro do auxílio emergencial pode ser feito por telefone, site (auxilio.caixa.gov.br/#/inicio) e pelo aplicativo. O portal na Internet e a central de atendimento telefônico também permitem tirar dúvidas sobre o programa e sobre o processo de inscrição.

Como baixar e instalar o aplicativo?

O aplicativo pode ser instalado em celulares Android e iPhone (iOS). É importante baixar o app diretamente a partir das lojas Play Store ou App Store, respectivamente.

Clique aqui para fazer a inscrição pelo site:

Clique aqui para baixar o aplicativo para celulares Android:

Clique aqui para baixar o aplicativo para iOS (celulares Apple):

 

Os trabalhadores que não tiverem acesso à internet poderão fazer o cadastro nas agências da Caixa ou nas casas lotéricas. A Caixa também disponibilizou o telefone 111 para tirar dúvidas dos trabalhadores sobre o auxílio emergencial. Não será possível se inscrever pelo telefone, apenas tirar dúvidas.

 

Veja como serão feitos os pagamentos

 

Beneficiários do Bolsa Família

Quem já recebe o Bolsa Família não precisa se cadastrar para receber o benefício. Os trabalhadores que se enquadrarem nas regras receberão o auxílio individual pelo mesmo meio em que recebem o Bolsa Família. Os trabalhadores receberão o benefício que for mais vantajoso.

 

Pagamentos seguem o calendário do Bolsa Família:

• primeira parcela nos últimos dez dias úteis de abril

• segunda parcela nos últimos dez dias úteis de maio

• terceira parcela nos últimos dez dias úteis de junho

 

Trabalhadores inscritos no Cadastro Único

Os inscritos no CadÚnico, mas que não recebem o Bolsa Família, também não precisarão se inscrever.

Para quem tem conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa:

• primeira parcela em 9 de abril

• segunda parcela entre os dias 27 e 30 de abril;

• terceira e última parcela entre 26 e 29 de maio.

 

Para quem não tem conta nesses bancos:

• primeira parcela em 14 de abril

• segunda parcela entre os dias 27 e 30 de abril;

• terceira e última parcela entre 26 e 29 de maio

 

Demais trabalhadores

Os demais trabalhadores que se enquadrem nas regras para receber o benefício deverão se cadastrar pelo aplicativo ou pelo site (preferencialmente). Quem não tiver acesso à internet poderá se cadastrar nas agências da Caixa e casas lotéricas.

• primeira parcela em até cinco dias úteis após o cadastro, iniciando em 14 de abril;

• segunda parcela entre os dias 27 e 30 de abril;

• terceira e última parcela entre 26 e 29 de maio.

 

Contas digitais gratuitas

Os beneficiários do auxílio, exceto os que recebem o bolsa família, irão receber os pagamentos em suas contas bancárias.

Para quem não tem conta atualmente, a Caixa Econômica Federal vai abrir contas digitais gratuitas. Essas contas vão permitir que os beneficiários façam pagamentos de contas de consumo e transferências gratuitamente.

Inicialmente, não será possível fazer saques dessas contas. Para saque em dinheiro, a Caixa vai estabelecer um cronograma posteriormente, segundo o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.


Fonte: Secom/Prefeitura de Araras

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