AMVAR promove palestra sobre gestão de clínicas e mercado pet

A gestão da clínica veterinária e suas potencialidades no universo do mercado pet foram os pontos principais da palestra ministrada pelo médico-veterinário, dr. Renato Campello Costa, para os integrantes e convidados da Associação dos Médicos Veterinários de Araras e Região (AMVAR), nesta quarta-feira (8), na sede da Acia.
Renato é membro Global Veterinary Advisory Board e contabiliza mais de 60 conferências no Brasil e exterior, envolvendo temas como gestão, marketing, relacionamento com os clientes e planejamento estratégico no universo dos pets. Cerca de 70 veterinários e empresários do mercado pet participaram do encontro, realizado em parceria com laboratório Ourofino Saúde Animal e da distribuidora Animalia.
Durante a palestra, Renato destacou a importância do investimento em gestão para aprimoramento da atividade veterinária. “O médico veterinário forma-se como um clínico, no entanto está à frente do comando de suas clínicas e pet shops. A grande taxa do fracasso deve-se ao não conhecimento de aspectos administrativos e financeiros”, alertou o palestrante.

Para Renato, o conhecimento de estratégias financeiras e comerciais são determinantes para o sucesso de uma clínica e pet shop. “O Demonstrativo de Resultado de Exercícios (D.R.E.) é a ferramenta mais adequada para o planejamento e controle, porém, mais de 90% das clínicas em todo o mundo não colocam em prática, ou seja, não cuidam do negócio com a devida atenção e planejamento”.

A elaboração das receitas da clínica ou pet (vendas), os custos fixos e variáveis, lucro líquido e lucratividade foram temas analisados por Renato no decorrer da palestra. “Quem faz o DRE sempre prospera porque tem conhecimento do próprio negócio, sabe onde estão as falhas e acertos, aproveitando melhor as oportunidades”.

Renato também ressaltou que o relacionamento com os clientes é uma ciência da qual os veterinários precisam se apropriar para fazer diferença e obter vantagens competitivas. “A humanização dos animais tem sincronia com o avanço do mercado pet. Isso significa que o veterinário precisa gostar de gente, dos donos, o que são tão importantes quanto o cuidar dos animais”.

Essa percepção, observa Renato, exige que o profissional adote uma nova forma de relacionar. “Não podemos atuar somente na área da cura e da dor. Temos que desenvolver uma medicina preventiva e de atenção contínua, promovendo o bem-estar permanente e a longevidade do animal. Isso nos leva a ter uma estreita relação com os pets e seus donos e familiares”.

O diretor da AMVAR, dr. Paulo Corte, reforçou que o Ciclo de palestra tem como objetivo o aperfeiçoamento profissional, bem como o compartilhamento de informações e atualizações, integrando profissionais e estudantes de medicina veterinária.

Fonte: Dr. Paulo Corte Neto – Animal Planet Hospital Veterinário 24 Horas
Rua: Barão de Arary, 40 – Centro – Araras/SP – (19) 3541-9700
Fotos: Divulgação

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.