Martina Sánchez, aluna da Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França, fez história ao conquistar 12 bolsas de estudo nas mais renomadas instituições de dança ao redor do mundo.
Seu êxito se deu após a participação no Prix de Lausanne, na Suíça, um prestigiado campeonato internacional, considerado o mais importante do setor, que reúne os melhores bailarinos de diversas nações. Apenas 78 dançarinos de 23 países foram selecionados para esta edição do evento.
Na competição, Martina apresentou duas coreografias, preparadas em conjunto com seus professores da EFG Basileu França: uma no estilo contemporâneo e a outra uma variação clássica. No Solo Sarabande, de Goyo Montero, a bailarina trouxe à cena uma interpretação rica em musicalidade e influências latinas, enquanto sua variação clássica, ao som de Léo Delibes, destacou sua técnica refinada e delicadeza.
As performances da bailarina foram amplamente reconhecidas, resultando em 12 convites para bolsas de estudo, incluindo as renomadas Royal Ballet School e Paris Opera Ballet School, ambas na Europa. Além disso, instituições dos Estados Unidos, como a San Francisco Ballet School e a University of North Carolina School of the Arts, também fazem parte da lista de oportunidades.
A seleção de bolsas inclui ainda instituições de destaque na Alemanha, Suíça, Suécia e Bélgica. Segundo José Frederico Lyra Netto, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, essa conquista é um reflexo do esforço contínuo do governo goiano em promover a internacionalização dos talentos locais.
“Nos últimos três anos, a EFG Basileu França se destacou conquistando um número recorde de prêmios internacionais, superando 60 reconhecimentos em competições relevantes. Esse sucesso é fruto de um trabalho contínuo para evidenciar a qualidade do ensino técnico de Goiás”, afirmou Lyra Netto.
Programa Goiás pelo Mundo
A conquista de Martina faz parte do programa Goiás pelo Mundo — Competições e Festivais Internacionais, projetado para levar os talentos goianos a palcos internacionais, tanto nas artes quanto na tecnologia.
O programa abrange também outros eixos, incluindo:
- Intercâmbio, que enviou 39 estudantes da Escola do Futuro de Goiás para a Austrália em janeiro;
- Mestrado Internacional, que lançará seus primeiros editais em breve;
- Pesquisadores.
Reconhecimento na Comunidade de Dança
Simone Malta, diretora artística da Cia Jovem Basileu França, expressou seu orgulho pela conquista de Martina. “Este é um momento histórico para nossa companhia. Estamos empolgados com o futuro da Martina”, afirmou Malta.
Natural de Salta, na Argentina, Martina ingressou na EFG Basileu França em 2024, aos 14 anos, após se destacar em uma competição em seu país. Desde então, vem atraindo a atenção de instituições de dança internacionais, participando de competições notáveis.
Em competições, Martina já alcançou pódios significativos, incluindo a conquista do primeiro lugar na categoria Senior pas de deux, ao lado de seu parceiro Marcus Rufino, no Youth American Grand Prix (YAGP) realizado nos Estados Unidos no ano anterior, onde também foi classificada entre as 12 melhores bailarinas da competição.
