Alimentação e vida: atitudes simples que ajudam no cuidado com a saúde

Através de cuidados simples as pessoas podem cuidar de seus organismos ingerindo apenas o que lhes faz bem

A alimentação é um dos fatores que mais interferem na nossa qualidade de vida. Sabe-se que uma alimentação variada e equilibrada é a base para uma vida mais saudável.

Apesar deste conhecimento, nos últimos 30 ou 40 anos, nosso hábito de vida sofreu grandes transformações e, claro, por consequência, nossos hábitos alimentares também. Nos exercitamos cada vez menos, lidamos com emoções e desafios constantes, vivendo num mundo que gira de forma acelerada, sem tempo de espera para o reabastecimento das energias antes de um novo obstáculo.

Nosso organismo apresenta um complexo sistema de mecanismos neurais, hormonais e químicos que lutam para manter o nosso equilíbrio orgânico-funcional em ordem, mas, por vezes, o resultado deste novo estilo de vida (desequilibrado) é sentido e refletido no nosso corpo. Várias patologias apresentam gatilho de desenvolvimento gerado por erros alimentares básicos. Sabemos, por exemplo, que a compulsão alimentar, ou o desejo incontrolável pelos doces, pode ser gerado pela ansiedade (estado emocional), mas o mesmo também pode surgir devido à falta de matéria-prima adequada (nutrientes), para formar as substâncias que controlam e regulam o nosso apetite e saciedade.

Nosso corpo é submetido à processos inflamatórios naturais diariamente devido ao estresse do dia a dia e até mesmo devido ao contato com diversos agressores, como vírus, bactérias, fungos, agentes químicos e muitos outros perigos, visíveis e invisíveis.

Se a alimentação for reforçadora para estes agentes ou insuficiente para reparo das células, novamente o resultado é sentido no organismo podendo resultar em fadiga, dores, inchaço, doenças como as alergias, diabetes, artrite, gordura localizada, obesidade/sobrepeso e até depressão. Portanto, gerencie melhor a sua alimentação, porque um corpo são necessita de muita atenção ao nosso prato diariamente.

Receita antioxidante
O Golden Milk (ou leite dourado) é uma bebida usada há séculos pela ayurveda (medicina desenvolvida na Índia) com um altíssimo poder anti-inflamatório. A cúrcuma é o principal ingrediente, ela é da mesma família do gengibre que também tem ação antioxidante, antibacteriana e digestiva. Essa mistura pode ser adicionada em sucos, iogurtes , chás, leite. O ideal é consumir uma colher de sopa por duas vezes ao dia.

Segue a receitinha:
– 1 xícara (chá) de leite de coco em pó
– 1/2 xícara de (chá) de açúcar de coco
– 1/3 xicara (chá) de cúrcuma
– 2 colheres (sopa) de gengibre em pó
– 1/2 colher (sobremesa) de pimenta do reino
– 2 colheres (sopa) de canela em pó
Modo de fazer:
Misture tudo, guarde em um pote e adicione em suas preparações.

Fonte: Adriana Marques (CRN 8845)
Nutricionista com Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva

Empório Pecinatti – Produtos Naturais
Rua Tiradentes, 80, Centro – Araras/SP – Ed. Terezinha Ulson (Térreo)
(19) 3352-0096 / (19) 99134-3494 (WhatsApp)

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.