Administrar o tempo de maneira adequada durante a prova é uma das melhores formas de ter um bom desempenho no vestibular. Muitos estudantes consideram essa tarefa como fácil, mas não é bem o que ocorre na prática.
O nervosismo pode influenciar e fazer com que você perca o controle do relógio. Para evitar que isso aconteça, separamos algumas ações para melhorar o uso do tempo no vestibular. Confira!
1. Comece pelas questões mais fáceis
O recomendado por especialistas e professores é sempre começar respondendo as questões que você acha mais fáceis, já que tanto essas quanto as mais difíceis têm o mesmo peso. Assim, o estudante acumula o maior número de pontos, mesmo deixando sem resposta os questionamentos mais complicados.
2. Uma redação por semana
A avaliação em torno da redação é, sem dúvida, a peça mais decisiva do vestibular, principalmente quando envolve os cursos mais concorrentes. A redação é também a parte da prova que pode lhe garantir até 1000 pontos (caso do Enem) e você tem apenas uma hora para executar o texto.
Mesmo sob pressão, para que você consiga produzir a redação dentro do limite de tempo, é aconselhável fazer ao menos um texto por semana durante os estudos para o vestibular e, assim, avaliar o seu empenho e tentar melhorá-lo.
3. Pule questões demoradas
Para concluir a avaliação dentro do prazo estipulado, o candidato deve pular as questões que, além de difíceis, claramente levarão a um grande consumo de tempo para terminá-las. Esse tipo de questão deve ser deixado para o fim da prova.
4. Estude sem ajuda de calculadora
É importante que o candidato não perca muito tempo nos cálculos que aparecem em quase toda avaliação. Para facilitar a resolução dos números é recomendado estudar sem auxílio de uma calculadora. Dessa forma, o estudante estará estimulando o seu raciocínio, o que ajudará a resolver os problemas com mais agilidade.
5. Lidar com a ansiedade
Uma estratégia na qual o aluno precisa focar é saber lidar com a ansiedade. Esse aspecto varia de um estudante para o outro, mas, no fim das contas, se você consegue vencer esse “bloqueio” – através da própria preparação para o vestibular –, certamente irá driblar a correria e terminar a prova dentro do tempo.
6. Assinale o gabarito apenas no fim da prova
Outra dica de especialistas é assinalar o cartão de respostas somente após terminar a prova, já que antecipar essa ação enquanto estiver resolvendo as questões é considerado perigoso: o candidato pode mudar de ideia e rasuras não são permitidas.
Fonte: Universia Brasil