A relação entre o consumo de proteínas e a qualidade do sono

Tem dúvidas do que comer à noite para manter uma alimentação equilibrada? Confira algumas orientações que podem te ajudar!

Uma boa opção para o período da noite em relação à alimentação são os alimentos fonte de proteínas, principalmente as opções fonte de triptofano, que consiste em um nutriente que promove boa qualidade de sono, e melhora o humor.

Sabe aquela sensação de prazer e de relaxamento, que sentimos ao comer um doce? Alimentos fonte de triptofano podem trazer a mesma sensação. Isso ocorre porque esse aminoácido pode ser convertido em serotonina e melatonina. Esses hormônios são diretamente relacionados com a qualidade do sono e o humor.

A serotonina age diretamente nos órgãos, inclusive no cérebro. Influenciando o sono e o humor. Já a melatonina está envolvida no ciclo do sono. O consumo de alimentos fonte de triptofano, a noite aumenta a quantidade desses hormônios. O que resulta em uma noite de sono mais tranquila.

Ao escolher o que comer a noite, lembre-se que consumir fontes de proteína antes de dormir, ajuda a controlar a saciedade. Evitando os famosos quadros de compulsão noturna, ou o excesso de apetite pela manhã.

As principais fontes de triptofano são: ovos, carne de frango, leite e derivados, leguminosas (feijão, lentilha, soja), peixe, oleaginosas (amendoim, castanha, nozes, amêndoa), linhaça, aveia, chocolate amargo e semente de abóbora.

 

Fonte: Meu Nutricionista Online

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