A importância de consumir alimentos que contém ferro

Para o bom funcionamento do organismo é preciso dar atenção especial à alimentação, de forma a ela ser saudável e balanceada, colaborando para a manutenção da qualidade de vida e preservação da saúde, pois o hábito de consumir alimentos que sejam ricos em nutrientes aliado a outros fatores como a prática de atividades físicos, por exemplo, serão de grande auxílio para o bem-estar físico.

Um nutriente muito importante é o ferro, pois ele está presente na formação da hemoglobina, a proteína que ajuda as células vermelhas do sangue a levarem o oxigênio para todo o corpo. Dessa forma, a falta do ferro pode ocasionar algumas deficiências para a saúde e alguns sintomas que podem se apresentar devido a esta ausência é a falta de ar, queda de cabelo, cansaço, dificuldade de concentração, dor de cabeça, anemia, entre outros.

Existem alguns alimentos tanto de origem animal quanto vegetal que podem ser consumidos e que ajudam na complementação do ferro no corpo, alguns deles são: carnes vermelhas (principalmente o fígado de qualquer animal e outras vísceras), cereais, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha), vegetais verdes  (cheiro-verde, couve, brócolis), oleaginosas (avelã, amêndoas, pistache), frutas (figo, uva passa com semente, pêssego e damasco).

Tanto a falta como excesso de ferro são prejudiciais à saúde, e cada pessoa dependendo de idade, sexo, peso, situação precisa consumir certa quantidade diária deste componente. Com isso, é bom sempre estar atento a qualquer tipo de sintoma da falta de ferro, lembrando-se sempre de procurar um médico para melhores orientações.

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