A importância da matemática no processo de alfabetização

Podemos aproveitar a proximidade com o Dia Nacional da Matemática, comemorado em maio, para destacar a importância da disciplina no processo de alfabetização. De acordo com Bruna Duarte Vitorino, pedagoga com mais de 15 anos de experiência e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon, a comunicação se efetua não somente com palavras, mas também com números.

“Conceituando a alfabetização como sendo o processo de aprendizagem em que se desenvolvem as habilidades de ler e de escrever, de modo adequado, e a utilizá-las habilmente como um código de comunicação com o meio, a matemática também é parte muito importante do processo”, ressalta Bruna.

O processo de alfabetização consiste em familiarização com os números, assimilar noções de quantidade, conceitos de seriação, classificação e conservação, relacionar símbolo com significado etc.

Segundo Bruna, quanto mais cedo as crianças tiverem contato com a disciplina, mais ferramentas terão para compor sua personalidade e entender o ambiente em que vivem. “Estudar matemática faz com que elas exercitem o levantamento de hipóteses, a resolução de desafios, a organização, a criatividade, a concentração, o equilíbrio emocional, a tomada de decisões e a autoconfiança”, ressalta.

Bruna destaca algumas atividades que poderão ser feitas em casa para ajudar no desenvolvimento das habilidades com a matemática:

1.      Converse sobre o uso dos números no nosso dia a dia

Quando estiver preparando o lanche, mostre a quantidade de ingredientes na mesa, deixe que a criança aprenda a contar quantos biscoitos comerá ou com quantas laranjas se faz um copo de suco.

2.      O uso do dinheiro

Ensine ao seu filho quanto custa os pães do café da manhã, como lidar com trocos ou como economizar na mesada para comprar brinquedos educativos.

3.      Medidas de tempo

Ensine a criança a olhar no relógio e contar os minutos, horas, segundos. Faça brincadeiras: Quanto tempo falta para o almoço que será servido às 12h? Qual o horário que será exibido o próximo desenho na TV?

No Kumon, maior rede educacional do país, as atividades de matemática foram feitas para desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade básica de cálculo, competências muito importantes na escola, nos vestibulares e na vida profissional. Logo, quanto mais cedo os pequenos adquirirem essas habilidades, mais oportunidades terão no futuro.

 

Fonte: Bruna Duarte Vitorino, pedagoga com mais de 15 anos de experiência e atualmente coordenadora pedagógica do Kumon

Imagem: Divulgação

, , , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.