Obras no Autódromo Ayrton Senna seguem ritmo intenso para receber prova histórica em 2026
O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia, avança em uma nova etapa de obras estruturais para se preparar para a chegada da MotoGP a partir de 2026. Na última quarta-feira (26), tiveram início as intervenções focadas na ampliação da segurança na pista, etapa crucial para que o circuito volte a receber o Mundial de Motovelocidade após um hiato de 37 anos.
As melhorias começaram logo depois da assinatura do contrato, em dezembro do ano passado, entre o Governo de Goiás e a Dorna, empresa que detém os direitos comerciais da MotoGP. As reformas nos boxes já estão bastante adiantadas, assim como os trabalhos nos camarotes e no prédio administrativo localizado no centro do autódromo. A torre de controle e o centro médico também passam por atualizações, com reformas ainda mais profundas programadas para os próximos meses. Agora, o foco das intervenções está na elevação dos padrões de segurança para pilotos e público, incluindo a ampliação das caixas de brita e áreas de escape, além de ajustes nos muros de contenção, barreiras de pneus e guard-rails. A previsão é que, ainda em abril, comece a substituição do asfalto da pista.
“O governador determinou prioridade máxima para as obras do autódromo e estamos seguindo rigorosamente o cronograma estabelecido. Todas as melhorias serão entregues conforme o que foi pactuado com a Dorna e a Federação Internacional de Motociclismo (FIM)”, afirmou Rudson Guerra, secretário de Esporte e Lazer de Goiás.
Segundo o Governo de Goiás, o retorno da MotoGP deve impactar positivamente não apenas o esporte e o entretenimento, mas toda a economia do estado. Um estudo realizado pelo Instituto Mauro Borges (IMB) estima um retorno financeiro de quase R$ 1 bilhão, impulsionado pela expectativa de receber aproximadamente 100 mil visitantes. Setores diversos deverão ser beneficiados direta e indiretamente, além do fortalecimento da infraestrutura e da projeção internacional de Goiás.
No início de março, durante um evento especial que contou com a presença de pilotos do Mundial, foi confirmado que Goiânia sediará o Grande Prêmio entre os dias 27 e 29 de março de 2026. A capital goiana receberá a principal categoria da motovelocidade mundial de forma contínua até 2030, conforme o acordo recentemente firmado. O calendário oficial da temporada ainda será divulgado pela organização.