Atleta do Ceren é medalhista pelo 3º ano consecutivo nos Regionais

Alexandre Pim, 34, ficou com medalha de prata nos 100 m e 200m no atletismo ACD na última quinta-feira (19), nos Jogos disputados em Santa Bárbara D’Oeste

O atleta Alexandre Souza Pim, 34, trouxe mais medalhas para Araras na última quinta-feira (19). Ele ficou com o segundo lugar nas disputas de 100 m e de 200 m do atletismo ACD (Atletas com Deficiências) dos 62º Jogos Regionais, que acontecem em Santa Bárbara D’Oeste, e garantiu vaga para os Jogos Abertos do Interior.

Primeiro medalhista com deficiência da história de Araras, Pim participou da competição pelo terceiro ano consecutivo e conquistou medalhas nas três edições – entre elas, ouros inéditos para a cidade. Este ano, o atleta também ficou com o 5º lugar no arremesso de peso.

Com paralisia cerebral e síndrome do x frágil, que limitaram os movimentos das pernas e ocasionaram comprometimentos cognitivos, intelectuais e de linguagem, ele mora na Clínica Psiquiátrica Antonio Luiz Sayão e é acompanhado pela equipe do Ceren (Centro de Estimulação e Reabilitação Educacional e Neurológico) José Canzi Júnior.

Há quase quatro anos, ele passou a fazer treinamentos físicos que envolvem fortalecimento muscular e garantiram um pouco mais de autonomia ao atleta. Até então, Pim precisava de auxílio para movimentos e situações simples, como permanecer sentado na cadeira de rodas.

“Para equipe do Ceren, é sempre um motivo de muita alegria toda vez que temos a oportunidade de participar de atividades e eventos como este. Independentemente da categoria ou classificação, nossos atendidos são vencedores e nos dão grandes exemplos de superação”, comentou a diretora do Ceren, Josiane Bonatto Bragin.

“O Ceren, em 2016, acreditou que o município de Araras poderia ter a representatividade da pessoa com deficiência nos Jogos Regionais. Esse ano, Araras pode contar com a participação de outros atletas e com uma delegação vitoriosa”, completa.

A equipe paralímpica de Araras, que integra a delegação da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, é composta por outros atletas que também foram destaques nos Regionais.

Jonilson  Lima de Oliveira, que integra o projeto da Uniararas, ficou com a prata no lançamento de dardo e no arremesso de peso. Já Cleiton dos Santos Araújo, da Apae, foi bronze nos 200m e prata nos 100m da categoria que disputou.

 

Sobre o Ceren

O Ceren oferece atendimento gratuito a pessoas com deficiência e os familiares delas em várias áreas. No setor da saúde, a instituição desenvolve ações de reabilitação em traumatismo crânio encefálico, em programas de Adequação Postural e Aleitamento Materno, além de atendimentos a bebês prematuros e de risco pelo Programa de Estimulação Precoce. O Ceren iniciou também a reabilitação PediaSuit, sendo uma das referências neste tipo de terapia na região.

Na área socioassistencial, oferece oficinas terapêuticas de emprego e renda a deficientes acima de 30 anos que não estão em idade escolar – as atividades são abertas também aos familiares dos assistidos.

O serviço educacional está relacionado à modalidade de Educação Especial, com currículo funcional e adaptado, credenciado pela Diretoria de Ensino Estadual de Pirassununga.

O Ceren conta com uma equipe multidisciplinar formada por colaboradores capacitados nas áreas de pedagogia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, serviço social e enfermagem, além de profissionais especializados em nutrição e higienização.

A instituição fica na Rua das Palmas, s/n, Jardim Nova Olinda. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3541-0349.

Foto: Pim

Legenda: Pim conquistou vaga para os Jogos Abertos do Interior

Foto: Jonilson

Legenda: Jonilson  Lima de Oliveira ficou com a prata no lançamento de dardo e no arremesso de peso

Foto: Cleiton

Legenda: Cleiton dos Santos Araújo foi prata nos 100m e bronze nos 200m

Foto: delegação

Legenda: Secretário de Esportes Douglas Marcucci com integrantes da delegação paralímpica de Araras

Créditos: Divulgação/Ceren/Renata Meneghin

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.