6 comidas típicas para provar em viagens pelo Brasil

O Brasil é muito rico em vários aspectos. São muitas cores, aromas e culturas diferentes, e toda essa diversidade atrai inúmeros turistas para cá. Com um território imenso para explorar, é possível fazer muitas viagens incríveis sem sair do País, conhecendo as peculiaridades de cada região e, é claro, provando comidas típicas.

São muitas opções que dão água na boca! Confira as comidas típicas da gastronomia brasileira e saiba em quais destinos elas são populares para provar e conhecer as tradições locais:

1. Paçoca de pinhão
Além do friozinho aconchegante da Serra Catarinense, visitar o local também proporciona a possibilidade de experimentar essa delícia que, de acordo com o Peixe Urbano, é um prato típico muito encontrado na Festa Nacional do Pinhão, em Lages. Apesar do nome, a receita não é doce e leva carnes, bacon e linguiça além do pinhão.

2. Tucupi


O “pato no tucupi” é um dos pratos típicos feito com o caldo extraído da mandioca/macaxeira/aipim

Já no Norte do País, é possível se deparar com o tucupi, líquido de cor amarela extraído da mandioca que é usado em diversos pratos. Para o preparo dele, a mandioca é descascada, ralada e espremida. O caldo que sai é usado para o tucupi e a parte sólida, para fazer farinha. Para remover uma substância tóxica presente na mandioca, o líquido é fervido por várias horas e só depois pode ser usado como base para pratos tradicionais, como o “pato no tucupi”.

3. Filé à Oswaldo Aranha

Este prato , que homenageia o político gaúcho Oswaldo Aranha, pode ser encontrado com facilidade em restaurantes tradicionais do Rio de Janeiro. Isso porque, de acordo com informações do Peixe Urbano, o político costumava almoçar em um restaurante chamado “Senadinho”, na região da Lapa, um tradicional e boêmio bairro carioca.

Por lá, Aranha popularizou esse prato composto por bife de filé mignon ou contra filé temperado com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa de ovos. Deu água na boca, né?

4. Arroz de cuxá

O cuxá é uma plantinha comum na região do Maranhão que também é conhecida por outros nomes como vinagreira, azedinha e Cururu da Guiné. A planta é usada neste prato, que também leva na receita camarões secos e outros ingredientes encontros no mercado do Centro Histórico de São Luís – local muito visitado por turistas que visitam a região.

5. Barreado

Este prato de origem açoriana é típico do litoral paranaense e mantém os mesmos ingredientes e características desde o século 18. A receita leva carne desfiada bem temperada misturada à farinha de mandioca e é servida com arroz e banana-da-terra fatiada. O barreado é muito popular em Morretes, no Paraná e, nessa região, ainda é feito na panela de barro.

6. Pirão d’água

A simples mistura de farinha de mandioca com água é uma das comidas típicas de em Florianópolis e geralmente acompanha frutos do mar. Em algumas receitas, o pirão leva peixe e temperos no preparo, mas isso não agrada muito quem tem um gosto mais tradicional, então, para provar o pirão d’água raiz, opte pela versão clássica.

 

Fonte: Turismo – iG

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.