4 razões para não descuidar da higiene bucal

Todos nós temos muitas bactérias na boca. Alguns tipos, ao entrarem em contato com restos de alimentos passam a formar a famosa placa bacteriana, que nada mais é do que uma película pegajosa e incolor. Se essa placa não é removida diariamente, pode causar diversos problemas.

Contudo, existem outras doenças muito comuns que estão diretamente relacionadas com maus hábitos de higiene bucal, são elas:

Tártaro: o tártaro é um tipo de biofilme que ao ficar por mais tempo nos dentes se mineralizar e “endurecer”, só podendo ser removido por um cirurgião-dentista

Cárie dentária:
uma doença silenciosa, que causa da destruição progressiva das estruturas calcificadas do dente (esmalte e dentina) devido a liberação de ácidos por bactérias que ficam protegidas pelo biofilme dental. É uma das doenças bucais mais comuns, que além de causar problemas estéticos, podem levar a desconforto, dor intensa e até a perda de dentes em estágios mais avançados

Gengivite:
também causada pelo acúmulo de placa biofilme dental, é uma doença que se manifesta com a inflamação da gengiva ao redor dos dentes, podendo causar inchaço e sangramento

Periodontite:
estágio mais avançado de inflamação, no qual além de um comprometimento gengival, já estão envolvidas perdas ósseas e do ligamento periodontal, que sustentam os dentes. Além disso, Pode haver pus, mobilidade e até perdas dentais, esta última uma sequela da doença.

Relação de problemas bucais com o resto do corpo
Embora pareça estranho, os problemas bucais possuem sim uma relação muito importante com todo o nosso corpo. Por exemplo, pessoas com diabetes têm maior risco de desenvolver doenças gengivais (gengivite e periodontite). Além disso, uma infecção gengival instalada em um portador de diabetes, pode colaborar ainda mais para uma descompensação da glicemia.

Outro fato é que pacientes com determinados tipos de condições cardíacas (como portadores de próteses valvulares) tem maior risco de desenvolver endocardite bacteriana por microorganismos presentes na cavidade bucal.

Como manter uma rotina de higienização dental?
Manter uma rotina adequada de higienização dental e a forma mais simples, barata e indolor de manter a saúde bucal em dia. Por isso, é muito importante seguir as dicas:

– Escovar os dentes pelo menos 3 vezes ao dia (após as refeições e antes de deitar), com uma escova macia ou extra macia
– Usar fio dental pelo menos 1 vez ao dia
– Fazer visitas preventivas ao dentista de 6 em 6 meses.

Doenças bucais além de poder causar dor, podem levar à mau hálito, prejudicar a estética, autoestima e interferir também em nossos relacionamentos pessoais e dia a dia profissional. Por isso, previna-se e mantenha sua saúde bucal em dia!

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.