3 receitas de drinques sem álcool para refrescar seu verão

Com o verão intenso em que estamos enfrentando, nada melhor do que uma bebida gelada para aliviar o calor. Abaixo, você confere 3 receitas de drinques sem álcool que são deliciosos e excelentes pedidas para essa época do ano.

Suco de amora e manga-ouro
Pronto em 10 minutos | Rende 2 copos

170 gramas de amora lavada
3 mangas-ouro fatiadas
Gelo

No liquidificador, bata as amoras com 1/3 de xícara de água filtrada. Transfira para outro recipiente. Lave a jarra do liquidificador e bata a polpa das mangas com um pouco de água, apenas o suficiente para formar um suco espesso. Encha dois copos com gelo e distribua o suco de amora entre eles. Por cima, derrame aos poucos o suco de manga, criando o efeito mesclado.

Refrigerante caseiro
Pronto em 30 minutos + tempo de fermentação | Rende 2 litros

100 gramas de gengibre, sem casca, cortado em cubos pequenos
1 colher (sopa) de açúcar refinado
1/3 de maço de capim-santo lavado ou 8 limões-galegos

Em uma garrafa plástica flexível de 500 mililitros higienizada, junte o gengibre, o açúcar e 300 mililitros de água filtrada (por questões de segurança, a fermentação do refrigerante deve ser feita sempre em recipientes plásticos flexíveis, e não de vidro). Tampe e chacoalhe bem. Abra novamente e aperte a garrafa, amassando-a, até que o líquido chegue ao topo. Tampe bem e deixe fermentar em temperatura ambiente. Repita o processo (abra a garrafa, aperte várias vezes e tampe novamente) pelo menos três vezes ao dia. Quando a garrafa começar a estufar, o fermento estará pronto. Reserve-o tampado na geladeira. No liquidificador, bata o capim-santo com 1 litro de água até as folhas se desmancharem. Passe por uma peneira e reserve. Em uma garrafa plástica flexível de 1 litro higienizada, despeje 800 mililitros do suco de capim-santo e complete com 200 mililitros do fermento de gengibre. Aperte a garrafa, amassando-a, para tirar todo o ar, até que o líquido suba ao topo. Tampe bem e deixe fermentar em temperatura ambiente. Em algumas horas ou dias, a garrafa irá estufar e ficar firme como uma garrafa de água com gás. Isso significa que a bebida está pronta e pode ser levada à geladeira. Para o refrigerante de limão-galego, esprema os limões e transfira o suco coado para uma garrafa de plástico flexível de 1 litro higienizada. Preencha com água até completar 800 mililitros e adicione 200 mililitros do fermento. Siga o mesmo procedimento do processo de fermentação do refrigerante de capim-santo. Se preferir a bebida mais doce, adicione açúcar só na hora de servir, e não durante o processo de fermentação.

Caju-moça e raspadinha de mate com juçara
Pronto em 5 minutos | Rende 1 copo

1/2 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada
3 folhas de hortelã frescas
1 laranja-baía
100 mililitros de cajuína
Raspas de 1/2 limão-cravo
Gelo a gosto

Em uma coqueteleira ou em um pilão, macere a pimenta dedo-de-moça com as folhas de hortelã (reserve um pouco de cada uma para finalizar). Corte 1/3 da laranja em meia-lua e reserve. Esprema a laranja restante, passe o suco por uma peneira e despeje na coqueteleira. Adicione a cajuína, as raspas do limão e um pouco de gelo. Agite bem e passe a mistura por uma peneira fina. Sirva em um copo com gelo, as fatias de laranja, as folhas de hortelã e a pimenta dedo-de-moça reservadas.

 

Fonte: Claudia – Abril

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.