19 de Outubro | Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama

Estamos passando pelo Outubro Rosa e, hoje, é o Dia Internacional do Combate ao Câncer, e durante todo este período são intensificadas as ações de conscientização no que se refere ao câncer de mama que é o mais comum entre as mulheres, por este motivo é tão importante ser colocado em pauta frente a toda a sociedade, especificamente na data de hoje.

Vários fatores podem aumentar o risco desta doença, entre eles fatores genéticos/hereditários, comportamentais/ambientais e comportamentais/ambientais. E as mulheres com mais de 50 anos são mais propensas a terem a doença, todavia nos últimos a tendência do câncer de mama entre mulheres mais jovens também tem aumentado.

A realização do autoexame faz com que a mulher conheça muito bem as suas mamas e ao sentir qualquer anormalidade como pequenos nódulos nas mamas e axilas, saída de secreções pelos mamilos, mudança de cor da pele, retrações e outras coisas. Ao notar algo do tipo deverá procurar imediatamente um médico que poderá a orientar melhor para a realização de exames para se obter um diagnóstico preciso.

Além do autoexame outros tipos de precauções devem ser adotar como fazer visitas anuais ao ginecologista e se ao exame de mamografia anualmente após os 40 anos. O autoexame deve ser feito sete dias após a menstruação por todas as mulheres que tem mais que 21 anos. Algumas orientações em relação a esta ação você confere abaixo:

Imagem: Oncoguia – O Diário e Portal de Orientações Médicas

Ame-se. Cuide-se. A prevenção é o melhor caminho.
Todos juntos no Outubro Rosa!

,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.