12 de maio é o dia do profissional de Enfermagem

Comemorada mundialmente, a data marca o dia do(a) Enfermeiro(a), profissional com papel fundamental para a saúde e a manutenção do bem-estar de toda sociedade e que principalmente hoje, em tempos de pandemia, merece todo o reconhecimento pela dedicação e empenho no combate à Covid-19.

A comemoração em 12 de maio é uma homenagem à Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Estar na linha de frente, significa arriscar a própria vida para salvar outras vidas, verdadeiro ato de doação e compromisso com esse dever tão nobre. Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen, até 1º de abril deste ano, o Brasil já possuía 565,4 mil enfermeiros, 1,3 milhão de técnicos de enfermagem e 419,9 mil auxiliares de enfermagem.

O site Observatório da Enfermagem destacou que, de acordo com o Comitê Gestor de Crise do Cofen, em todo o país, mais de 13,3 mil profissionais estão afastados do trabalho, dentre eles 28,5% já testaram positivo para Covid-19 e o restante segue com suspeita da doença.

A Revista Expressão parabeniza todos os profissionais de Enfermagem pelo seu dia! Gratidão por todo o esforço, amor e dedicação à esse ofício de cuidar e curar pessoas!

, , ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.