08 de Agosto | Dia Nacional do Controle do Colesterol

Com o objetivo de conscientizar a população em relação às doenças que podem ser ocasionadas devido à taxa elevada de colesterol no sangue, foi instituída a data de 08 de Agosto como o Dia Nacional do Controle do Colesterol.

O colesterol é uma substância importante para o nosso organismo, uma vez que ajuda na formação de parte das células e também de alguns hormônios, todavia em excesso pode formar placas de gordura que se aglomeram na parede dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem de sangue.

Existem dois tipos de colesterol, o HDL, que é chamado de bom, pois remove o excesso de colesterol do sangue, facilitando a eliminação pelo organismo e o LDL chamado de ruim, visto que é o responsável pela formação de placas de gordura que prejudicam a passagem do sangue nos vasos sanguíneos.

Para obter o equilíbrio em relação a esta substância, é necessário se adotar algumas práticas diárias como a prática constante de exercícios físicos, ter uma alimentação balanceada com a inserção de frutas, legumes e verduras no cardápio do dia a dia, além de evitar consumir frituras e alimentos gordurosos. Além disso, é essencial sempre visitar o cardiologista para se fazer os exames para verificar se a taxa de colesterol está além do que deveria estar.

Portanto, busque um estilo de vida saudável e equilibrado para manter na normalidade os níveis de colesterol e não ter problemas futuros de saúde, preservando o bem-estar e qualidade de vida.

Fonte: brasil.gov

, ,

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.