Emoções únicas a cada cerimônia

Há três anos, mais precisamente desde 22 de novembro de 2014, Reginaldo Oliveira atua como celebrante de casamento, profissão em alta no momento e que entrou em sua vida por acaso. Um dia ele estava com Cássia Cruz, produtora de eventos, e ela comentou que uma das noivas que estava assessorando precisava de um celebrante. “Ela comentou que eu falava bem e me convidou para esse desafio: um casamento numa chácara onde eu conduziria a cerimônia. Um dos convidados era Ronaldo Bueno, do cartório civil, tão acostumado com esses trâmites, e confesso que fiquei nervoso. Mesmo assim, as palavras tocaram os corações das pessoas, o que me motivou. Não demorou para eu ser chamado a realizar outros casamentos e garanto que proporcionar essa emoção e participar da felicidade dos noivos é algo muito especial”.
Reginaldo atua desde então celebrando matrimônios, conduzindo os eventos e marcando a união dos noivos. Ele, que trabalha na área de compras da Santa Casa de Araras e como professor de gestão e negócios da Etec Prefeito Alberto Feres, e ainda estuda MBA em logística e gestão da produção na Uniararas, vê esses momentos como de muita alegria e satisfação. “Cada novo evento é um desafio e gosto disso. A questão de me adaptar aos gostos e necessidades dos noivos é muito satisfatório. Faço cerimônias alternativas, altero os ritos ou realizo algo a mais para que isso atinja os requisitos do casal”.
Sempre que é contratado o profissional conversa com os noivos, familiares, padrinhos e amigos, e assim conhecer melhor os noivos. “Procuro construir uma linda história, que deverá ser contada durante a cerimônia. O objetivo é vê-los emocionados e esse é meu melhor presente para eles”, conta Reginaldo que geralmente celebra os casamentos em chácaras, salões, ao ar livre ou outros locais, menos em igrejas.

Profissão em alta
Para ser um celebrante de casamento não é preciso uma formação específica, mas há alguns requisitos que são imprescindíveis. “Para que a cerimônia tenha um efeito civil, o celebrante precisa do credenciamento como ministro de celebração, sendo assim é necessário se profissionalizar. Há lugares para isso como a Escola Brasileira de Celebrantes, onde me formei”.
Reginaldo, que realiza cerimônias em Araras e região, também atende solicitações de cerimônias de formaturas e de festas de debutantes, trabalha com contrato de prestação de serviços, onde os noivos assinam para agendar e reservar a data da cerimônia. “Converso muito com os noivos a respeito do desejo deles, de como eles sonham que seja a cerimônia e tento traduzir isto em ações. Combino apenas os ritos tradicionais, entradas, troca de alianças, se haverá conotação religiosa ou não. Alguns querem um pouco de religiosidade, uma passagem bíblica e a oração universal antes da troca das alianças, outros preferem apenas que a história deles seja contada”.
Como celebrante de casamento, Reginaldo está realizando um sonho, principalmente pela emoção única que cada uma transmite. “Houve um casamento em 14 de outubro, onde o noivo estava de costas para mim à espera de sua noiva. Foi muito singular, pois vi o noivo se arrepiando pelo pescoço no momento da entrada da noiva enquanto a marcha nupcial era tocada. É algo que não tem preço e deveria ter sido registrado. Estou muito satisfeito com o meu trabalho porque os casais ficam emocionados com as minhas palavras e cada vez mais eu tenho a certeza de que é para isso que quero me dedicar daqui para frente”.

 

Contato:
(19) 9.9900-0719
(19) 3544-3130
Cerimonial Reginaldo Oliveira
@cerimonialreginaldooliveira

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.