Carne suína – Saudável e saborosa

Uma das maiores tradições de fim de ano é comer o famoso leitão na ceia natalina ou na passagem de ano. O prato, de origem europeia, não sai de moda. Infelizmente a carne suína não é tão consumida no país quanto é saudável. Mas, se depender de Alexandre José de Souza, proprietário e gerente da Casa de Carnes Alexandre, em Araras essa realidade vai mudar. “Além de muito gostosa, a carne suína é saudável. Em nosso estabelecimento as pessoas poderão encontrar no fim de ano a leitoinha de 7 a 8kg temperada, com a maçãzinha na boca, pronta para ir ao forno. Esse ano os clientes terão outras opções como lombo de porco e panceta temperados. A médio prazo traremos mais novidades, principalmente em relação à carne suína”, conta Alexandre.
A carne de porco é uma fonte rica de proteína e dependendo do corte e preparo, é mais saudável que frango ou gado. O Brasil é o quarto maior produtor e exportador mundial de carne suína de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A nossa frente estão Estados Unidos, União Europeia e China. Brasileiros consomem pouca carne de porco, uma média de 13kg contra 37kg de frango e 36kg da bovina. É uma carne com menos calorias dependendo do corte. A bisteca de porco, por exemplo, perde para o contrafilé de gado. Já o lombo suíno é mais magro. Costela e toucinho são calóricos, mas conquistam pelo sabor. Se forem grelhadas ou assadas são melhores para o consumo.
A carne suína, segundo especialistas no assunto, traz outro benefício que vem sendo estudado, que é a banha de porco, muito usada no passado, e que rendiam receitas deliciosas pelo sabor que dá aos alimentos. É uma excelente fonte de vitamina D; ela contém ainda vitaminas B e C, fósforo e ferro, além de pouco sódio, e zero de açúcar. Os novos estudos mostram que ela faz bem ao coração por ter gorduras monoinsaturadas e ajuda a diminuir os níveis do mau colesterol. Banha de porco tem altas concentrações de ácido oléico, que diminui os riscos das pessoas terem depressão, sem falar que é excelente para cozinhar atingindo a temperatura correta mais rápido que o óleo, o que deixa a comida mais saudável, livre de substâncias cancerígenas. “Inclusive, nos últimos tempos nós passamos a disponibilizar na Casa de Carnes Alexandre, banha derretida aos nossos clientes, pois eles voltaram a consumi-la. E como alguém que trabalha no segmento há mais de 30 anos eu garanto que cozinhar com ela deixa o alimento muito gostoso e não tem como não nos lembrarmos de nossas avós, tias e mães que cozinhavam com ela”, comenta Alexandre.

Fatores positivos
A carne suína ainda é rica em vitaminas e minerais, o que contribui para o bom funcionamento do nosso corpo. Nela encontramos a tiamina, uma das vitaminas do complexo B; o selênio, um dos minerais mais essenciais para o nosso organismo; zinco, que ajuda manter saudáveis o cérebro e o sistema imunológico; vitamina B12, que é importante para a formação do sangue e função do cérebro; vitamina B6, importante para a formação de células vermelhas do sangue; niacina, que contribui para várias funções do corpo, como crescimento e metabolismo; temos também o fósforo que é essencial para o crescimento e manutenção do organismo; o ferro, excelente para formação das células vermelhas, entre outras substâncias.
A carne suína contribui também para manutenção da massa muscular, especialmente em idosos. Sua ingestão ajuda quem pratica exercícios físicos devido à produção da carnosina, um peptídeo que reduz a fadiga e melhora o desempenho dos praticantes. “Ingerir carne de porco ou outros tipos nós sabemos que faz bem. Na Casa de Carnes Alexandre indicamos aos clientes para preferirem os cortes magros como bisteca e lombo, mas não dá para resistir a um bacon, toucinho, pernil ou costelinha. Nesse fim de ano convido a todos para virem conhecer as nossas novidades, especialmente a leitoinha temperada e muito saborosa que iremos preparar com todo carinho para nossos clientes”, lembra Alexandre.

 

Matéria patrocinada por:

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.