Alara – Acolher é seu principal objetivo

O lançamento oficial da Alara – Associação Laço Rosa de Araras aconteceu ano passado na sede do Rotary Club de Araras com as presenças de Rosa Maria Scanavini, presidente, Nayara dos Santos, vice-presidente, Lúcia Helena Buglioli, 1ª secretária, Fernanda Rodrigues Camargo, 2ª secretária, Nara Rúbia Oliveira Soares Morgado, 1ª tesoureira, Elizabethe Fazzenaro, 2ª tesoureira, entre tantas outras pessoas que desde que ela era apenas um sonho sempre se dispuseram a arregaçar as mangas para ajudar. Já sua sede, a Casa Rosa “Neuza Buzolin Malaman, foi inaugurada em 19 de outubro, data em que se comemora o Dia Internacional do Combate ao Câncer de Mama.

Pioneira em Araras, a Alara foi criada para dar suporte através de voluntários dispostos a ajudar mulheres com câncer de mama e ginecológico. “Trabalhei por anos como enfermeira e presenciei o sofrimento de mulheres e suas famílias. A Alara sempre foi um sonho e quando encontrei pessoas dispostas a assumir essa responsabilidade ao meu lado fomos atrás de informação para que pudéssemos oferecer um trabalho de qualidade”, diz Rosa.

Todos a quem as voluntárias da Alara procuraram para parcerias se dispuseram a ajudar e isso foi um grande incentivo, como os clubes de serviço de Araras como Rotary Clube de Araras, Rotary Clube de Araras Sul, Rotary Clube de Araras Alvorada, Lions Clube, Loja Maçônica Fraternidade Ararense, Grupo das Voluntárias da Santa Casa de Misericórdia de Araras, FHO/Uniararas, Acia – Associação Comercial de Araras, Bella Vita Farmácia de Manipulaão, Revista Expressão  e sociedade civil. “O apoio da vereadora Anete Monteiro dos Santos Casagrande tem sido muito bem vindo assim como de Fernando Fernandes Álvares Leite, presidente da Aehda – Associação de Educação do Homem de Amanhã que se propôs a nos ajudar oferecendo uma sede onde irá funcionar a Alara, o que significa muito para nós que estamos iniciando um trabalho que objetiva principalmente orientar e acolher essas mulheres e suas famílias, assim como prestar um trabalho de prevenção”.

Para iniciar o trabalho Rosa e as voluntárias procuraram por informações na Alicc – Associção Limeirense de Combate ao Câncer, onde através de sua presidente Marilene da Cunha Bagnato e outros que lá atuam recebem informações e material para trabalhar. “A Alicc nos orientou como produzir artesanalmente próteses, sutiãs e perucas e também como fazer as amarrações nos lenços e turbantes. Nossa ideia é realizar uma triagem das mulheres que serão assistidas pela Alara, com atendimento cadastral, nós queremos ter profissionais como mastectologistas, oncologistas, ginecologistas, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, visitas domiciliares e outros que estarão presentes para orientação e palestras, e daremos foco especial à prevenção, num trabalho onde queremos envolver as escolas, empresas e comunidade porque sabemos que uma prevenção precoce, como autoexame, visitas regulares ao ginecologista, pode salvar vidas”.

A Alara pretende ainda realizar um trabalho de formação dos voluntários, oficinas de trabalhos manuais, danças, corais, terapias em grupo, tudo para ajudar as mulheres e dar suporte às famílias. “Temos muito a fazer e oferecer com a Alara, e as mulheres, pacientes ou aquelas que já passaram por isso sabem como esse é um momento delicado, onde somente com muito amor, doação e paciência poderemos vencer. A Alara está aqui para acolhê-las e ajudá-las a superarem seus medos e dores”, finaliza Rosa.

 

Alara – Associação Laço Rosa
Rua das Árvores – 219 – Jardim Nova Araras
(19) 3351-5545 / 9.9607-8277 / 9.9789-2378
Facebook:   https://pt-br.facebook.com/alara.araras/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.